Texto Base: “Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.” (Jeremias 29:11)
Queridos irmãos, muitas vezes fazemos planos, criamos expectativas e pedimos a Deus coisas específicas para a nossa vida. Mas quantas vezes ficamos frustrados quando aquilo que pedimos não acontece?
Será que Deus não ouviu? Será que Ele se esqueceu de nós?
O texto de Jeremias nos lembra que Deus tem planos maiores do que os nossos. Enquanto nós pedimos o pouco, Ele prepara o muito. Enquanto pensamos no imediato, Ele olha para a eternidade.
1. Deus conhece o futuro que não vemos
-
O povo de Israel estava cativo na Babilônia. Muitos queriam voltar logo para Jerusalém, mas Deus tinha um tempo específico para isso.
-
Deus disse: “Eu é que sei os pensamentos que tenho a vosso respeito” (v.11).
-
Ele vê além do que enxergamos, e sabe o que é realmente bom para nós.
Isaías 55:8-9 lembra: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos.”
2. Nossas expectativas são pequenas diante dos planos de Deus
-
Muitas vezes pedimos apenas aquilo que achamos que vai nos satisfazer.
-
Mas Deus, que é Pai, sabe que certos pedidos trariam dor e sofrimento. Por isso Ele nos nega, não porque não nos ama, mas porque nos ama demais para nos dar o que nos faria mal.
-
Enquanto esperamos o pouco, Ele prepara o muito . Além do que pedimos ou pensamos.
Efésios 3:20 declara: “Aquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós.”
3. Exemplos de quem recebeu mais do que pediu
A Bíblia mostra pessoas que pediram pouco, mas receberam muito mais:
-
Salomão (1 Reis 3:5-13) – Pediu apenas sabedoria para governar, mas Deus lhe deu também riquezas e honra.
-
Abraão (Gênesis 15:1-6; 17:4-6) – Desejava apenas um filho, mas Deus prometeu que seria pai de uma multidão.
-
A viúva de Sarepta (1 Reis 17:8-16) – Esperava comer sua última refeição, mas Deus multiplicou sua provisão até o fim da seca.
-
O cego Bartimeu (Marcos 10:46-52) – Pediu para ver, mas além da visão física, recebeu também a salvação.
-
A multidão na multiplicação dos pães (João 6:5-13) – Esperava apenas matar a fome, mas Jesus revelou-se como o Pão da Vida que sacia eternamente.
Esses exemplos nos ensinam que Deus nunca dá apenas o suficiente. Ele sempre vai além, porque conhece nossas verdadeiras necessidades.
4. Submissão à vontade de Deus traz paz e certeza
-
O segredo da vida cristã não é receber tudo o que pedimos, mas confiar que o que Deus nos dá é sempre o melhor.
-
Quando esperamos em Deus e nos submetemos à Sua vontade, temos a garantia de que o resultado final será perfeito.
-
O povo de Israel precisou esperar 70 anos, mas no tempo certo, Deus cumpriu a promessa e os restaurou.
Romanos 8:28 diz: “Sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”
Conclusão
Deus sempre tem o melhor para nós. Muitas vezes não entendemos, porque olhamos apenas o presente. Mas Ele enxerga o futuro, conhece o caminho e sabe o que vai nos trazer vida, paz e esperança.
Se hoje você tem orado e parece que Deus não respondeu, lembre-se: Ele não se esqueceu de você. Ele está preparando algo muito maior do que aquilo que você pediu.
Confie, descanse e submeta-se à vontade d’Ele. No tempo certo, você verá que realmente o plano de Deus era muito melhor do que o seu.
Oração Final
“Senhor, obrigado porque os Teus planos são sempre melhores do que os nossos. Ajuda-nos a confiar, mesmo quando não entendemos, e a descansar em Ti, sabendo que o Senhor prepara o melhor para a nossa vida. Que possamos sempre esperar no Teu tempo e na Tua vontade. Em nome de Jesus, amém.”

Nenhum comentário:
Postar um comentário